Cartão de confirmação de inscrição Enem 2017

Cartão de confirmação de inscrição do Enem 2017: Todos os estudantes que se inscreverem corretamente terão garantido o direito de participar das provas do Enem 2017 – Exame Nacional do Ensino Médio. Tal garantia será dada com a liberação do cartão de confirmação de inscrição, documento gerado pela organização que contém todas as informações essenciais para os dias de prova.

Organizado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), o Exame Nacional do Ensino Médio possui dois papéis importantíssimos na educação do país. O primeiro diz respeito à avaliação dos estudantes ao fim do ciclo básico da educação, servindo como diagnóstico.

O segundo papel do Exame brasileiro, talvez até mais importante do que o primeiro, está relacionado ao acesso e permanência dos estudantes na educação superior. As notas do
Enem 2017 serão requisito principal para os processos seletivos de programas do MEC (Ministério da Educação) que ofertam vagas em universidades e institutos federais, além de distribuírem bolsas de estudo e financiamentos em cursos de faculdades particulares.

Cartão de confirmação de inscrição Enem 2017

Quem participar das provas do Enem 2017 terá a chance de se inscrever no Sisu (Sistema de Seleção Unificada), Sisutec (Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional), ProUni (Programa Universidade para Todos) e Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).

<

Com tamanha importância do Exame é essencial obedecer aos prazos, às regras e preencher as inscrições corretamente para não perder a oportunidade de fazer as provas.

Como ter acesso ao cartão de confirmação de inscrição?

Todos os estudantes que tiverem suas inscrições confirmadas, além de receberem o direito de fazer as provas, também terão garantida a oportunidade de acessar o cartão de confirmação.

O Inep disponibilizará o documento na mesma página de inscrições. Portanto, os candidatos que quiserem acessar o cartão de inscrição do Enem 2017 deverão, em data ainda a ser confirmada, acessar a página do participante, no endereço http://enem.inep.gov.br/participante.

No acesso à página, será necessário informar o número do CPF e a senha do Enem 2017. A expectativa é de que o documento seja liberado para consulta e impressão cerca de um mês antes das provas.

O cartão de inscrição do Enem 2017 será entregue pelos Correios?

Visando reduzir os gastos na realização do Exame brasileiro, o Inep adotou várias medidas nos últimos anos. Uma delas foi cancelar totalmente os envios de uma versão impressa dos cartões para os endereços dos participantes.

Portanto, agora, a única maneira de acessar o documento é pela página do participante, no portal do Inep. Os candidatos não precisam imprimir o cartão. Basta salvar uma versão digital do documento, para visualizar as informações todas as vezes que precisar.

O cartão de inscrição do Enem 2017 será exigido nos dias de prova?

Muitos estudantes acham que sim, mas o cartão de inscrição do Enem 2017 não será exigido em nenhum dos dois dias de aplicação das provas. Assim como aconteceu nas edições anteriores, o Inep confecciona o documento apenas para confirmar que o candidato está apto a participar do Exame e, ao mesmo tempo, colocar nele todas as informações a respeito do participante e do local de provas.

No cartão, estarão contidas as seguintes informações: número de inscrição; data, hora e local de prova do Enem 2017; indicação do possível atendimento diferenciado (se for o caso); opção de língua estrangeira (inglês ou espanhol); e solicitação de certificação (se for o caso).

Qual documento será exigido nos dias de prova do Enem 2017?

A organização exige apenas que o participante leve, nos dois dias de prova, um documento original de identificação com foto. São aceitos: documento de identidade (RG – Registro Geral), CNH (Carteira Nacional de Habilitação), passaporte, carteira de trabalho (emitida após 27 de janeiro de 1997), certificado de reservista e certificado de dispensa de incorporação.

Não será aceita cópia de nenhum dos documentos citados, mesmo que estejam autenticadas. A organização exige única e exclusivamente o original.

Curta a nossa página no facebook e acompanhe todas as nossas publicações!

28 comentários em “Cartão de confirmação de inscrição Enem 2017”

  1. Gente, fiz a minha inscrição tudo direitinho mais eu não recebi o cartão de confirmação. isso quer dizer que eu não vou fazer o ENEM?

    Responder
  2. Na inscrição não botei a opção de atendimento diferenciado, será q posso mudar?? Como faco isso alguem sabe mim informar se da tempo antes da prova, ou já era???

    Responder
  3. Eu errei minha identidade na hora de fazer o cadastramento. E quando fui consertar, não pudia mais. Na hora que eu for fazer a prova, eu posso mostrar minha identidade e eles consertam?!

    Responder
  4. Olha pessoal está previsto a disponibilização do cartão, entre os dias 6 e 19 de Outubro, se não houver algum imprevisto com a atualização no site.

    Responder
  5. Pessoal!!! Fiquem tranquilos, o cartão de confirmação, assim como nos últimos anos, será liberado no portal do participante entre 30 a 15 dias antes das provas. OK.

    Responder
  6. Eu acho, isso uma palha assada!
    Todo mundo deveria ter acessoa educação sem precisar fazer esse negócio de Enem, eles só querem nosso dinheiro!
    #pas

    Responder
  7. fiz a escrição mas diz que esta esperando o pagamento para a confirmação se eu estudo em uma escola federal , entao sou isenta de taxas não é ?

    Responder

Deixe um comentário