Principais Mudanças do Enem 2017

Edição do Enem 2017 será marcada por importantes mudanças! O Ministério da Educação (MEC) e o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) implantaram consideráveis mudanças nesta edição do Exame Nacional do Ensino Médio. A aplicação das provas em dois domingos e o novo valor da taxa de inscrição são os fatores que mais repercutem entre os estudantes.

Com a mudança na presidência da república e as inevitáveis trocas de comando no MEC e Inep, as alterações no Enem 2017 deixaram de ser apenas especulações e se tornaram reais.

MEC realizou consulta pública sobre o Enem 2017 no início do ano

Entre os dias 18 de janeiro e 17 de fevereiro, o Ministério da Educação abriu uma consulta pública em seu site oficial para recolher as opiniões da população estudantil a respeito da aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio.

Mais de 600 mil pessoas participaram da consulta, que levantou aspectos como a aplicação de provas virtuais, por exemplo, rejeitado por 70,10% dos participantes.

Provas do Enem 2017 não serão aplicadas aos sábados

Edital, Mudanças e Inscrições Enem 2017

A princípio, a mudança que mais gerou repercussão entre os estudantes foi a alteração nos dias de aplicação das provas do Enem 2017. Mais de 63% das pessoas que participaram da consulta pública votaram que o Exame deveria continuar acontecendo em dois dias, sendo que a maior parte escolheu que as provas ocorressem em dois domingos consecutivos.

Assim, o MEC acatou a escolha da maioria e definiu a data das provas do Enem 2017 para os dias 05 e 12 de novembro.

Provas de Linguagens e Matemática serão em dias diferentes: redação do Enem 2017 será aplicada no primeiro domingo

Outra mudança importante relacionada à aplicação das provas foi a alteração no agrupamento das áreas de conhecimento em relação aos dias de realização do Exame.

No primeiro domingo (05) serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias e redação do Enem 2017.

No segundo domingo (12) haverá a aplicação das provas de Matemática e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Cada área de conhecimento continua com 45 questões de múltipla escolha. No primeiro domingo, os estudantes terão 05h30min para entregar a prova. No segundo domingo, a duração será de 04h30min.

Os portões serão abertos ao meio dia e fechados às 13h, pontualmente. As provas terão início às 13h30min, seguindo o horário oficial de Brasília/DF.

Cadernos de prova do Enem 2017 serão personalizados com nomes dos participantes

Uma importante ação que será implantada a partir deste ano é a impressão dos nomes dos estudantes nos cadernos de prova, que também terão os números de inscrição de cada participante.

Tal medida aumenta a segurança na aplicação do Exame, visto que torna mais fácil descobrir e localizar eventuais furtos de cadernos de questões, por exemplo.

Certificação do ensino médio e notas por escola deixam de existir

Neste ano, não será mais possível obter o certificado de conclusão do ensino médio com a nota do Enem 2017. A partir de agora, a certificação poderá ser obtida através do Encceja (Exame Nacional de Certificação De Competências de Jovens e Adultos).

O Inep anunciou que não irá mais divulgar o resultado do Enem 2017 por escolas, alegando que não é uma atribuição do Exame fazer um ranking das instituições de ensino do país.

Ambas as alterações contribuem para reduzir gastos na aplicação das provas. Entretanto, mesmo com as mudanças, o valor da taxa de inscrição do Enem 2017 sofreu um grande reajuste e foi estipulado em R$ 82,00.

Isenção no Enem 2017 também será concedida a estudantes que fazem parte do CadÚnico

Estudantes membros de famílias de baixa renda que possuem cadastro no CadÚnico do Governo Federal podem pedir isenção no Enem 2017 informando o NIS (Número de Inscrição Social) no ato da inscrição.

Quem não for cadastrado no CadÚnico, mas não possuir condições de pagar a taxa, poderá declarar carência no Enem 2017, preenchendo o formulário socioeconômico ao se inscrever.

Receberão isenção automática da taxa de inscrição todos os estudantes que estão concluindo o ensino médio em escolas da rede pública.

O site oficial para acompanhamento de inscrição para o Enem 2017 é o http://enem.inep.gov.br/participante. A página ficará aberta até as datas da prova em dezembro.

Curta o Enem 2017 no facebook e compartilhe todas as notícias com seus amigos!

1 comentário em “Principais Mudanças do Enem 2017”

  1. Olá, tenho uma dúvida… Como funciona os critérios de eliminação do Enem por nota? No meu caso, eu creio que tirei menos de 500 em Natureza e zerei Biologia! Posso ser eliminado nessas circunstâncias?

    Minhas notas segundo a projeção do gabarito do site Descomplica:
    Linguagens: 598.08~641.77
    Humanas: 673.94~713.44
    Natureza: 461.51~501.34
    Matemática: 588.54~630.73

    # MEU GABARITO OFICIAL #
    Linguagens
    Português & Literatura: 26/45
    Língua Estrangeira: 5/5

    Humanas
    História: 12/15
    Geografia: 11/15
    Filosofia & Sociologia: 12/15

    Matemática: 21/45

    Natureza
    Física: 9/15
    Química: 0/15
    Biologia: 7/15

    Responder

Deixe um comentário